segunda-feira, 11 de abril de 2016

Erotismo delirante de Walerian Borowczyk no Projeto Raros



Nesta sexta-feira, 15 de abril, às 20h, o Projeto Raros da Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe Dr. Jekyll e as Mulheres (Docteur Jekyll et les femmes, 1981, 95 minutos), releitura erótica e onírica do clássico literário de Robert Louis Stevenson. O filme é dirigido por Walerian Borowczyk, autor de filmes como O Monstro e Contos Imorais, marcos do cinema erótico dos anos 1970. Após a projeção, debate com os críticos e pesquisadores Carlos Thomaz Albornoz e Paulo Blob. Com exibição digital e legendas em inglês, a sessão tem entrada franca.

SINOPSE: A festa de noivado do Dr. Henry Jekyll (Udo Kier) e Miss Fanny Osborne (Marina Pierro) tem a presença de convidados respeitáveis: um general, um médico, um padre, um advogado. Mas também há morte, também há sexo. Aos poucos, os convidados passam a acreditar que um deles pode ser um maníaco com um alucinante apetite sexual.

O filme ganhou o prêmio de melhor direção no tradicional Festival de Sitges em 1981. Foi exibido com o título pretendido por Borowczyk, Docteur Jekyll et Miss Osborne, em uma referência à esposa de Robert Louis Stevenson, Fanny Osbourne. Diz a lenda que ela ficou horrorizada com o manuscrito original do livro e que Stevenson reescreveu toda a história. Após brigas com os distribuidores e alteração do título, Borowczyk viu sua obra ter um lançamento limitado. Até 2015, quando houve uma restauração completa, a cópia original do filme permaneceu inacessível.

Com a palavra, Borowczyk: erotismo é uma das partes mais morais da vida. Erotismo não mata, não extermina, não encoraja o mal, não leva ao crime. Ao contrário, deixa as pessoas mais gentis, traz alegria, dá satisfação, leva as pessoas a um prazer generoso.

Carlos Thomaz Albornoz é crítico de cinema, membro da ACCIRS e ator sempre que falta alguém e o diretor aceita qualquer um para o papel. Nascido em Cachoeirinha/RS, Paulo Blob é ex-fanzineiro e ex-blogueiro. Adorador de punk rock, literatura barata, filmes B, arte marginal, boêmia, brincadeiras pesadas, confusão, perspectivas distorcidas da realidade, iconoclastia, heresia, má educação e grosserias em geral.






PROJETO RAROS
DR. JEKYLL E AS MULHERES
(Docteur Jekyll et les femmes, 1981, 95 minutos),
Direção: Walerian Borowczyk
Elenco: Udo Kier, Marina Pierro, Gérard Zalcberg, Howard Vernon


França/Alemanha Ocidental

Nenhum comentário :

Postar um comentário