sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Filme psicodélico dos Monkees no Projeto Raros



Na sexta-feira, 13 de novembro, às 20h, o Projeto Raros da Sala P. F. Gastal exibe Head – Os Monkees Estão Soltos (1968, 86 minutos), de Bob Rafelson, o filme psicodélico da cultuada banda norte-americana. Com roteiro co-escrito por Jack Nicholson e participações de Frank Zappa, Victor Mature e Dennis Hopper, o filme acabou chamado de “A Hard Day’s Night on acid”, numa referência ao lendário filme de estreia dos Beatles, dirigido por Richard Lester. Depois da sessão, acontece um debate com os pesquisadores sobre música pop Zeca Azevedo e André Kleinert. Exibição digital com legendas em português. Entrada franca.
SINOPSE: As aventuras dos Monkees em viagem psicodélica através de uma série de paródias de todos os gêneros importantes, incluindo os faroestes, os musicais e os filmes de guerra. Essas traquinagens estilizadas são intercaladas por várias canções memoráveis e cenas surreais, como a sequência clássica em que os Monkees são sugados por um aspirador gigante e depois vomitados como pedaços de caspa no cabelo de Victor Mature.
Os Monkees vinham de uma relação turbulenta com os produtores – há algum tempo lutavam para poder compor e tocar instrumentos nos discos e fugir de vez da pecha de “um grupo pop pré-fabricado”. Head marca a radicalização autoral da banda em plena febre psicodélica, após grandes discos em que os quatro integrantes tomaram as rédeas: Headquarters e Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd. O filme foi idealizado por Bob Rafelson após o fim do programa de televisão da banda. Chamou o amigo Jack Nicholson para ajudar no roteiro. O resultado? Um filme completamente insano que enfureceu os fãs da banda. Mais tarde definido como um “A Hard Day’s Night on acid”, faz críticas ao universo asfixiante da música pop, ao mesmo tempo em que tenta confirmar uma identidade psicodélica ao grupo.
 
PROJETO RAROS (13/11- 20h)
HEAD - OS MONKEES ESTÃO SOLTOS
(Estados Unidos, 1968, 86 minutos)
Direção: Bob Rafelson
Elenco: Peter Tork, Davy Jones, Micky Dolenz, Michael Nesmith, Victor Mature









GRADE DE HORÁRIOS
10 a 15 de novembro de 2015


10/11 (terça)

MOSTRA OLHARES DA ESCOLA

11/11 (quarta)

17:30 – Soberba, de Orson Welles
19:00 – Alma em Pânico, de Otto Preminger

12/11 (quinta)

17:30 – O Diabo Feito Mulher, de Fritz Lang
19:00 – Sr. e Sra Smith, de Alfred Hitchcock

13/11 (sexta)

17:30 – O Homem que Vendeu a Alma, de William Dieterle
20:00 – Projeto Raros (Head - Os Monkees Estão Soltos)

14/11 (sábado)

15:00 – Estradas do Inferno, de Josef von Sternberg
17:00 – Caravana de Bravos, de John Ford
18:30 – Sessão Aurora (A Marca da Pantera, de Paul Schrader)

15/11 (domingo)

15:00 – Homens Indomáveis, de Allan Dwan
17:00 – Levada da Breca, de Howard Hawks

19:00 – Sessão Revelando os Brasis 

Nenhum comentário :

Postar um comentário