sábado, 14 de novembro de 2015

Era uma Vez a RKO: última semana!



A mostra Era uma Vez a RKO segue em exibição até o dia 22 de novembro na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), com clássicos e raridades da lendária produtora e distribuidora de filmes norte-americana. Quatro novidades serão exibidas nesta semana: O Menino dos Cabelos Verdes, belíssimo e pacifista filme de estreia de Joseph Losey, o clássico noir Fuga do Passado, de Jacques Tourneur, o cultuado faroeste Sangue na Lua, de Robert Wise e Esta Terra é Minha, filme que Jean Renoir realizou durante seu período exilado nos Estados Unidos. Com exibição digital, a mostra tem apoio da distribuidora MPLC, da locadora E o Vídeo Levou e da Versátil Home Vídeo.


GRADE DE HORÁRIOS
17 a 22 de novembro de 2015

17 de novembro (terça)

15:00 – Rancor, de Edward Dmytryk
17:00 – Cinzas que Queimam, de Nicholas Ray e Ida Lupino
19:00 – O Menino dos Cabelos Verdes, de Joseph Losey
20:30 – Sessão Plataforma (A Academia das Musas, de José Luis Guerin)

18 de novembro (quarta)

15:00 – Vivendo em Dúvida, de George Cukor
17:00 – O Monstro do Ártico, de Christian Nyby e Howard Hawks
19:00 – Fuga do Passado, de Jacques Tourneur

19 de novembro (quinta)

15:00 – O Picolino, de Mark Sandrich
17:00 – Cativa e Cativante, de George Stevens
19:00 – Sangue na Lua, de Robert Wise

20 de novembro (sexta)

15:00 – King Kong, de Ernest B. Schoedsack e Merian C. Cooper
17:00 – Estradas do Inferno, de Josef von Sternberg
19:00 – Esta Terra é Minha, de Jean Renoir

21 de novembro (sábado)

15:00 – Sangue na Lua, de Robert Wise
17:00 – Fuga do Passado, de Jacques Tourneur
19:00 – Sessão Plataforma (A Academia das Musas, de José Luis Guerín)

22 de novembro (domingo)

15:00 – Esta Terra é Minha, de Jean Renoir
17:00 – O Menino dos Cabelos Verdes, de Joseph Losey
19:00 – Cimarron, de Wesley Ruggles




GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Cimarron, de Wesley Ruggles
(1931, 131 minutos)
Quarenta anos da história norte-americana, em um período compreendido entre 1889 e 1929, são vistos através dos olhos de Yancey Cravat, um editor de jornal e o homem da lei de Oklahoma. Ele deixa suas terras em Wichita, chegando em Osage com sua família, mas logo sente-se ocioso novamente, com a rotina, e decide ir para Cherokee Strip, deixando sua família para trás. Sua mulher, Sabra, precisa então aprender a viver por conta própria. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, foi o primeiro do gênero faroeste a conseguir tal proeza (fato que só se repetiu mais duas vezes, com Dança com Lobos e Os Imperdoáveis, bem mais recentes). Faturou ainda as estatuetas de Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Adaptado. Exibição em DVD.

King Kong, de Ernest B. Schoedsack e Merian C. Cooper
(1933, 100 minutos)
Um cinegrafista fracassado, em sua tentativa desesperada de fazer um best-seller, contrata uma atriz desempregada chamada Ann Darrow, e embarca em um navio fretado para a Ilha da Caveira. Lá, eles encontram uma tribo de nativos que veneram um gorila gigante, de nome Kong. Exibição em blu-ray.

O Picolino, de Mark Sandrich
(Top Hat, 1935, 100 minutos)
Em Londres, Jerry Travers (Fred Astaire), um dançarino americano, está ensaiando um número de sapateado em seu quarto de hotel, pois foi contratado por Horace Hardwick (Edward Everett Horton), um empresário, para fazer um show. Entretanto, ele acaba incomodando a bela Dale Tremont (Ginger Rogers), a vizinha do quarto embaixo, que aparece para reclamar. Exibição em DVD.

Vivendo em Dúvida, de George Cukor
(Sylvia Scarlett, 1935, 95 minutos)
Um pai é obrigado a fugir da França, após ter cometido um crime, e força sua filha (Hepburn) a disfarçar-se de rapaz para enganar as autoridades. Em Londres, cruzam com um malandro interpretado por Cary Grant. Scarlett envolve-se com Michael Fane, e vê-se obrigada a recuperar sua feminilidade para não perder Grant, que anda envolvido com uma jovem russa. Exibição em DVD.

Cativa e Cativante, de George Stevens
(A Damsel in Distress, 1937, 100 minutos)
Lady Alyce (Joan Fontaine) deve se casar em breve, e os funcionários do Tottney Castel fazem apostas sobre quem ela vai escolher. Ela vai a Londres para escolher seu pretendente e acaba conhecendo um dançarino americano (Fred Astaire) em férias. Exibição em DVD.

Esta Terra é Minha, de Jean Renoir
(This Land is Mine, 1943, 103 minutos)
Albert Maury, estrelado pelo grande ator Charles Laughton, é um professor de meia-idade tímido que tem mais medo do ruído das bombas caindo do que dos seus alunos. Segue estritamente as ordens das autoridades nazistas, instruindo até que estes arranquem as páginas "subversivas" dos seus livros. Renoir, enlouquecido com o desprezo dos americanos pela aparente facilidade de capitulação da fumaça diante dos nazistas, esperava minimizar o desdém recebido, apresentando o retrato da vida de um país ocupado. Exibição em DVD.
     
Rancor, de Edward Dmytryk
(Crossfire, 1947, 85 minutos)
O detetive Finlay encontra evidências de que um ou mais soldados de um grupo de 4 amigos podem estar envolvidos no assassinato do judeu Joseph Samuels. Flashbacks revelam os acontecimentos da noite fatídica através de diferentes pontos de vista. O Sargento Keeley investiga por conta própria e tenta livrar o amigo Mitchell, que tem as evidências apontadas para si. Porém, ambos os detetives começam a perceber o verdadeiro e horroroso motivo para o crime. Exibição em DVD.

Fuga do Passado, de Jacques Tourneur
(Out of the Past, 1947, 103 minutos)
Jeff Bailey vive uma vida pacata, trabalhando em um posto de gasolina em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Quando um dos capangas de Whit, seu antigo chefe, acha-o, ele voltará a enfrentar seu passado e se ver obrigado a preencher as lacunas que deixou em sua antiga vida. Principalmente com relação a Kathie, mulher de duas caras que a qualquer momento pode traí-lo ou fazê-lo se apaixonar novamente. Exibição em DVD

Sangue na Lua, de Robert Wise
(Blood on the Moon, 1948, 99 minutos)
Jim Garry, um cavaleiro solitário, encontra casualmente John e seus homens. Lufton o teme, acreditando que ele é um dos pistoleiros que está sendo recrutado por Tate Riling, um desalmado especulador cobiça o gado de Lufton. Exibição em DVD.

O Menino dos Cabelos Verdes, de Joseph Losey
(The Boy with the Green Hair, 1948, 82 minutos)
Peter Frye, um típico garoto norte-americano, perde os pais quando eles são pegos por uma blitz, em Londres. Ninguém diz a ele que seus pais morreram e que agora ele é um órfão. E assim, sem ele próprio saber o porquê, vai sendo despachado da casa de um parente para o outro – todos igualmente egoístas e nenhum interessado em ajudá-lo. Peter acaba indo parar na casa de Gramp, o mais gentil dos seus anfitriões. Peter e Gramp parecem se dar bem, mas na manhã seguinte em que é avisado que seus pais morreram, o cabelo de Peter, subitamente, adquire a cor verde. As reações absurdas das pessoas que o cercam fazem com que O Menino do Cabelo Verde se torne uma parábola. Alguns críticos consideram esse trabalho como sendo diferente de tudo feito no cinema norte-americano, até então. Exibição em DVD.

Cinzas que Queimam, de Ida Lupino e Nicholas Ray
(On Dangerous Ground, 1951, 82 minutos)
Amargurado pelos anos de contato direto com a escória da sociedade, um detetive de polícia durão é designado para investigar a morte de uma jovem fora da cidade. Logo conhece o pai da vítima e fica tomado pelo desejo de vingança. Mas a irmã do assassino lhe pede uma chance para que ele se regenere. Terá de tomar uma difícil decisão sobre o caso. Exibição em DVD.

O Monstro do Ártico, de Christian Nyby e Howard Hawks
(The Thing from Another World, 1951, 87 minutos)
Clássico da “Era McCarthy”, foi dirigido por Christian Nyby e Howard Hawks, a partir de um texto clássico do renomado editor e escritor de ficção científica John W. Campbell Jr, chamado “Who Goes There!”. O monstro é uma criatura alienígena cuja nave se chocou no círculo polar ártico e é descoberta por exploradores americanos. Exibição em DVD.

Estradas do Inferno, de Josef von Sternberg
(Jet Pilot, 1957, 112 minutos)
Jim Shannon (John Wayne) é um coronel da aeronáutica que está sediado em uma base no Alasca localizada muito perto da União Soviética (apenas 40 milhas). A base entra em alvoroço quando, repentinamente, um jato soviético pede permissão para pousar. A surpresa cresce ainda mais ao descobrirem que quem pilotava o jato era uma mulher, Anna Marladovna (Janet Leigh), que diz querer desertar, mas não entregar segredos militares, pois não é uma traidora. Exibição em DVD.







Nenhum comentário :

Postar um comentário