domingo, 15 de novembro de 2015

Ela na Tela




A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) recebe nos dias 28 e 29 de novembro a mostra Ela na Tela, uma janela de exibição de filmes dirigidos e protagonizados por mulheres. Sem caráter competitivo, a mostra propõe abrir espaço para troca de experiências e busca de igualdade de gêneros no fazer cinematográfico. Entrada franca.

A mostra é composta por uma seleção de curtas-metragens dirigidos e protagonizados por mulheres, priorizando a qualidade, diversidade de forma e temática dos filmes. Será exibido também um longa-metragem por dia, seguido de debate com realizadores. A mostra tem a programação complementada por intervenções musicais e a exposição Ela na Cena, da fotógrafa Luciana Pires Ferreira, composta por retratos de mulheres em mais de 50 peças de teatro.

“Além de ampliar a visibilidade das mulheres cineastas, buscamos a conscientização sobre o tema e sobre a representação feminina na tela de cinema”, afirma Gabriela Burck, uma das realizadoras que participam da mostra.

As sessões de curtas-metragens acontecem nos dias 28 e 29, a primeira às 14h e a segunda às 16h30min. As noites são reservadas aos longas-metragens, exibidos às 19h. Na noite de sábado, 28, será exibido o longa-metragem “O Cárcere e a Rua”, dirigido por Liliana Sulzbach, e o curta “A Casa sem Separação”, de Nathália Tereza. 

No domingo, a mostra tem encerramento com o filme A Casa de Cecília, longa dirigido por Clarissa Appelt (RJ).

Gabriela Burck e Renata Heinz é a dupla de criação que assina a primeira edição da Mostra Ela na Tela.

GRADE DE HORÁRIOS

Sábado, 28 de novembro14h - Curtas-metragens:"27 Corações", de Cris Aldreyn (RS)"Liga-Pontos", de Teresa Assis Brasil (RS)"Ponto Final", de Andréa Cohim (PE)"Domingo de Marta", de Gabriela Bervian (RS)“Na Minha Sopa Não”, de Mirela Kruel (RS)

16h30 - Curtas-metragens"A Que Chamamos Aurora", de Gabriela Burck (RS)"Dona Lila: Uma Senhora de Oxum", de Kamyla Belli e Diego Tafarel (RS)"Frágil", de Renata Heinz (RS)"A Princesa", de Taísa Ennes Marques e Rafael Duarte (RS)“Crônicas do meu Silêncio”, de Beatrliz Pessoa (SP)

19h - Curta + Longa (debate após a sessão)“A Casa sem Separação”, de Nathália Tereza (PR)“O Cárcere e a Rua”, de Liliana Sulzbach (RS)

Domingo, 29 de novembro14h - Curtas-metragens“Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida”, de Denise Marchi (RS)“Sob a Pele de Vênus”, de Julia Sondermann (RS)“Retrato de Dora”, de Bruna Callegari (SP)“O fusca e a Dona Hortência”, de Flávia Seligman (RS)
“Balão Selvagem”, de Marina Kerber (RS)

16h30 - Curtas-metragens“Balão Selvagem”, de Marina Kerber (RS)
16h30 - Curtas-metragens“Balão Selvagem”, de Marina Kerber (RS)16h30 - Curtas-metragens“Gotas de Fumaça”, de Ane Siderman (RS)
“Madrepérola”, de Deise Hauenstein (RS)“Madrepérola”, de Deise Hauenstein (RS)“Madrepérola”, de Deise Hauenstein (RS)“Sesmaria“, de Gabriela Richter Lamas (RS)“O fim do Verão”, de Caroline Biagi (PR)“Três Minutos”, de Ana Luiza Azevedo (RS)

19h- Longa-metragem (debate com a diretora após o filme)“A Casa de Cecília”, de Clarissa Appelt (RJ)

Nenhum comentário :

Postar um comentário