domingo, 5 de abril de 2015

Mais uma semana com as Obras-Primas da Geórgia




A mostra Obras-Primas da Geórgia segue em exibição na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro até o dia 12 de abril. Com projeções em blu-ray, a mostra apresenta filmes realizados entre 1929 e 2012 no país situado na fronteira entre a Europa e a Ásia. O ciclo é uma co-realização com a Embaixada da Geórgia. Os ingressos custam R$ 4,00.

Entre os destaques da programação, está o raríssimo A Minha Vó (1929), de Kota Miqaberidze, uma sátira ao então jovem sistema estatal soviético que ficou proibida no país por 40 anos. Também será exibido Pirosmani (1969), de Giorgi Shengelaia, que conta a vida do pintor primitivista georgiano Niko Pirosmani, um exemplares mais ricos da nouvelle vague da região. Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do prêmio da crítica no Festival de Cannes de 1987, o filme Constrição, de Tengiz Abuladze, mestre do cinema do leste europeu, também faz parte da mostra. 


O cinema na Geórgia começou em 1910 com documentários que falavam sobre a sociedade da época. Durante a Segunda Guerra Mundial, a produção passou a servir à União Soviética, limitando tanto a escolha de temas quanto a estética. Entre 1960 a 1970 os cineastas conseguiram driblar a censura e lançar filmes cheios de ironias e com fortes críticas sociais. Após o período da guerra e a queda do império soviético, o cinema georgiano ocupou um importante papel na reestruturação social e psicológica do povo do país.


GRADE DE PROGRAMAÇÃO

A Minha Avó (Chemi Bebia – 1929, Comédia/Drama, 65 min, 14 anos)
Direção: Kota Miqaberidze
Elenco: Aleqsandre Takaishvili, Bella Chernova, E. Ovanov


Os executivos da “TORK” descansam todo o dia, folheiam papéis, fumam e comem, brincam com caminhões de brinquedo e atiram aviõezinhos de papel. O gerente de negócios, que comete suicídio quando uma datilógrafa recusa seu amor, é substituído por um outro homem não identificado. O novo gerente se parece muito com seu antecessor. Quando um trabalhador aparece nos escritório com um pedido de cinqüenta rublos para restaurar a produção, os executivos e funcionários ficam temporariamente abalados. Exibição em blu-ray.


Pirosmani (Pirosmani – 1969, Biografia, 85 min, 12 anos)
Direção: Giorgi Shengelaia
Elenco: Avtandil Varazi, Dodo Abashidze, Givi Aleqsandria

Niko Pirosmanashvili, um pintor autodidata que vive em Kakheti , chega à capital e tenta trabalhar no comércio. Ele falha em ser um bom comerciante e ao invés disso começa a pintar e pinta quase todos os restaurantes na cidade, sem saber nada sobre o valor de sua pintura. É preciso dois pintores georgianos ocidentais para apreciar as pinturas de Niko mas isso o leva a alienação de seus colegas e do resto da sociedade. Exibição em blu-ray.

Constrição (Repentance – 1986, Comédia/Drama, 156 min, 12 anos)
Direção: Tengiz Abuladze
Elenco: Avtandil Makharadze, Ia Ninidze, Merab Ninidze, Zeinab Botsvadze, Ketevan Abuladze

Varlam Aravidze, um membro do alto escalão do Governo bolchevique é cúmplice na morte de milhares de pessoas inocentes durante o período da repressão. Depois de muitos anos, Ketevan, filha dos pais reprimidos, cava o corpo de Aravidze de seu túmulo e conta sua história para a sociedade estarrecida. O neto Aravidze, Tornike aprende toda a verdade sobre os negócios de seu avô. O conflito com o pai e a verdade revelada levam Tornike à decisão de cometer suicídio. Exibição em DVD.


A Outra Margem (Gagma Napiri – 2009, Drama, 90 min, 14 anos)
Direção: Giorgio Ovashvili
Elenco: Tedo Bekauri, Galoba Gambaria, Nika Alajaev, Tamara Meshki

Há muitos obstáculos na vida de um menino de 12 anos, que pertence à geração que estava sujeita ao deslocamento em massa. A guerra civil levou tudo que Luka sempre sonhou. O filme é sobre a luta de Tedo para recuperar suas esperanças. Exibição em blu-ray.


Continue Sorrindo (Gaigimet – 2012, Comédia/Drama, 60 min, 16 anos)
Direção: Rusudan Chkonia Elenco: Ia Sukhitashvili, Nana Shonia, Tamar Bukhnikashvili, Ela Kartvelishvili, Shorena Begashvili, Olga Babluani, Maka Chichua.

Dez mulheres,sete delas vivendo em extrema pobreza estão desesperadamente tentando ganhar um concurso de beleza para as mães com mais do que três crianças. A vencedora ganhará um apartamento de $ 25.000. Exibição em blu-ray.

GRADE DE HORÁRIOS
7 a 12 de abril de 2015


7 de abril (terça)

17h – Continue Sorrindo
19h – Pirosmani

8 de abril (quarta)

17h – A Minha Vó
19h – Mostra de Filmes Urban Research

9 de abril (quinta)

17h – A Outra Margem
19h – A Minha Vó
20h30 – Lançamento do curta-metragem Apenas um Dia

10 de abril (sexta)

15h – Pirosmani
17h – Constrição
20h – Projeto Raros (Femmes Femmes, de Paul Vecchiali)

11 de abril (sábado)

15h – Continue Sorrindo
17h – Pirosmani
19h – Constrição

12 de abril (domingo)

15h – A Outra Margem
17h – Continue Sorrindo
19h – A Minha Vó

Nenhum comentário :

Postar um comentário