quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Sessão Plataforma exibe novo filme de Pedro Costa




Na terça-feira, 11 de novembro, às 20h30, a Sessão Plataforma apresenta Cavalo Dinheiro, o novo filme do português Pedro Costa, um dos principais nomes do cinema contemporâneo, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar).  
 
"Enquanto jovens capitães lideram a revolução nas ruas, o povo de Fontainhas segue à procura de Ventura, perdido na floresta."


Em Cavalo Dinheiro, vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Locarno de 2014, Pedro Costa reencontra Ventura, emigrante cabo-verdiano de seu JUVENTUDE EM MARCHA (2006) e outros curtas. O filme também é seu retorno a Fontainhas, bairro de emigrantes africanos nos arredores de Lisboa, reduto que não existe mais, onde também realizou outros de seus principais trabalhos como OSSOS (1997) e NO QUARTO DA VANDA (2000). Costa toma a revolução de 25 de abril como ponto de partida para sua "pesquisa" e "experimentação", duas palavras que o próprio cita frequentemente quando fala sobre o filme.
 

"104 minutos de uma viagem sem regresso no comboio-fantasma de um Portugal assombrado pela guerra colonial, pela revolução, pela descolonização (...) Uma fantasmagoria elíptica, esquiva, fugidia."
Jorge Mourinha - publico.pt

"Sua Fontainhas agora é somente mito, somente cinema. O mito segundo Pedro Costa é a história revisitada pela arte, é a capacidade do cinema de encontrar uma luz, um gesto, um possível exorcismo."
Filipe Furtado - Revista Cinética





SERVIÇO:

Terça feira, 11 de novembro, 20h30 na Sala P.F Gastal. 
Única reprise no sábado, 15 de novembro, 16h.

CAVALO DINHEIRO, dir: Pedro Costa, 103min, POR, 2014.

Principais exibições anteriores:
- Locarno International Film Festival 2014 (Prêmio de Melhor Direção)
- Toronto International Film Festival 2014
- New York Film Festival 2014
- Viennale 2014
- Vancouver International Film Festival 2014
- London Film Festival 2014

Sessão Plataforma
Realização: Tokyo Filmes, Livre Associação Produções, Coordenação de Cinema e Video da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
Apoio: Cervejaria Seasons

Ingresso: R$ 03,00
Projeção: Bluray - legendas em português.

Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada mensalmente desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes, de qualquer nacionalidade, duração e bitola, sem distribuição garantida no Brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário