quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Exibição de Mamaliga Blues



Nesta quinta-feira, 2 de outubro, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro exibe às 19h30 o média Mamaliga Blues, de Cassio Tolpolar, um road movie sobre o passado. A entrada é franca.


 MAMALIGA BLUES

Direção: Cassio Tolpolar
Ano: 2014 Gênero: Documentário Duração: 55 minutos Colorido 

Uma família judia embarca em uma jornada do Brasil à Moldávia na procura de um túmulo perdido. O que mais podem encontrar em uma terra estranha? Em 1931, Abram Tolpolar e sua esposa Raquel emigraram da Moldávia até o Sul do Brasil. Setenta e sete anos depois, seu único filho, Mauro Tolpolar, fez a viagem de volta. Acompanhado de seus dois filhos, que nunca tiveram a chance de conhecer os avós, Mauro visitou os vilarejos onde seus pais nasceram e achou repostas de um passado desconhecido. Com apenas uma foto antiga de um túmulo, os Tolpolares percorreram paisagens antigas, cemitérios abandonados e chegaram a lugares desconhecidos, sempre procurando pistas de parentes desaparecidos durante o Holocausto. 

Exibições: Mamaliga Blues foi exibido no Doc Shop no Canada, no the South East European Film Festival em Los Angeles, no the International Conference on Jewish Genealogy em Utah e no Festival de Cinema de Gramado, Brasil. Será exibido no Miami Jewish Film Festival em 2015, e mais exibições em Nova York, Nova Jersey, Atlanta e em várias cidades do Brasil estão sendo organizadas. 

O Diretor: Cassio Tolpolar trabalhou por sete anos como Assistente de Direção em documentários, curtas, programas para TV e comerciais. Estreou como diretor e roteirista em 2001 com o curta Vênus, exibido em diversos países e ganhador de prêmios como Melhor Diretor e Melhor Fotografia nos Festivais de Gramado e Brasilia respectivamente. Isso levou Cassio a dirigir para a TV e, consequentemente, se mudar para os Estados Unidos para cursar o mestrado em Cinema pelo San Francisco Art Institute. Nos Estados Unidos, Cassio trabalhou com instituições como Sundance e Los Angeles Latino International Film Festival. Também dirigiu vários curtas experimentais, programas para a TV e documentários. Recentemente, Cassio retornou a Porto Alegre com mais um filme pronto, o documentário Mamaliga Blues, e com um novo projeto de longa de ficção em mãos: Todos os Outros Planetas.  

Notas de produção:   O filme levou 9 anos para ser completado, e incluiu 2 viagens à Moldávia, 1 ao Brasil e 1 a Nova York, EUA.   Demoramos 2 anos para conseguir o visto para a Moldávia.  O filme é falado em Inglês, Russo, Romeno, Português e Ídiche.

 Mamaliga Blues foi financiado através de uma bem-sucedida campanha na internet (crowdsourcing), doações privadas e fundos pessoais.  É uma co-produção Brasil/EUA/Moldávia   Antes de iniciar a pesquisa para o filme, o cemitério judaico de Vadul Rascov estava fora de quaisquer classificações e listas de cemitérios. Era como se nunca tivesse existido.   As filmagens uniram judeus e não judeus, habitantes locais e estrangeiros, na busca do túmulo perdido de Meyer e Ene Tolpolar.  

Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=NQHS2c9-f9M 
Website:
www.mamaligablues.com 
Facebook:
www.facebook.com/mamaligablues 
Twitter:
https://twitter.com/mamaligablues 
Blog:
http://moldovaimpressions.blogspot.com.br/ 
Contato:  Cassio Tolpolar tolpolar@yahoo.com
  

Nenhum comentário :

Postar um comentário