segunda-feira, 7 de abril de 2014

6º Festival Escolar de Cinema está chegando!




O Festival Escolar de Cinema, uma das mais importantes ações do Programa de Alfabetização Audiovisual, iniciativa que visa aproximar o cinema do contexto escolar, chega em 2014 à sua sexta edição, tornando-se um hábito dentro do calendário escolar da rede pública de ensino. Este ano a expectativa é que cerca de 10.000 estudantes e professores de escolas municipais e estaduais de Porto Alegre, assistam a filmes especialmente selecionados para as faixas etárias dos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos, em três salas de cinema da capital.





O Programa de Alfabetização Audiovisual tem produzido importantes discussões entre os alunos e a reflexão por parte dos professores de formas de acessar e produzir audiovisual no universo da Escola Pública. Através da experiência cinematográfica, a educação do olhar é capaz de criar espectadores com repertório e com o prazer da crítica.

O 6º Festival Escolar de Cinema acontecerá durante cinco semanas de programação, entre os dias 06 de maio e 06 de junho, com sessões em três turnos, de terça a sexta-feira, nas salas de cinema P. F. Gastal, CineBancários e Sala Redenção, espaços de cinema consagrados da cidade.

A seleção de filmes preparada para este ano, traz uma série de obras importantes, realizadas em cinematografias distintas, capazes de oferecer uma experiência singular aos estudantes e professores da rede.

O principal destaque desta edição é o longa-metragem Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, vencedor de três prêmios no Festival de Berlim deste ano. Trazendo à tela o despertar da sexualidade de um adolescente cego, o filme retoma a narrativa pincelada no belíssimo curta-metragem, Eu Não Quero Voltar Sozinho, dirigido pelo mesmo autor. O Festival Escolar de Cinema, oferece aos alunos das escolas públicas a exibição do longa simultaneamente ao seu lançamento no circuito comercial, garantindo aos estudantes a oportunidade de participar do debate do filme no momento do lançamento de um dos mais aguardados títulos da recente produção nacional.

Outro ponto alto do Festival são as três deliciosas animações programadas: a tradição da arte seqüencial das produções franco-belgas faz a diferença em Zarafa, jornada de superação de uma pequena girafa, dirigido por Remi Bezançon e Jean-Christophe Lie, enquanto a homenagem ao futebol do argentino Um Time Show de Bola, de Juan José Campanella, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com O Segredo dos Seus Olhos, traz novos olhares ao tema num ano tão marcado pelo esporte. Saudado por público e crítica como um dos grandes lançamentos de 2014, premiado em festivais do mundo todo, o brasileiro O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, completa as seleção dedicada ao gênero.

No programa de curtas e trechos selecionados para os pequenos, estão desde um clássico eterno do cinema mudo, como um fragmento divertidíssimo de Sete Oportunidades, de Buster Keaton, passando pelo deslumbre visual da seqüência do pomar dos pessegueiros de Sonhos, de Akira Kurosawa, além de um episódio da animação Tom & Jerry em que os personagens vão ao cinema e Marujos do Amor, filme de George Sidney, em que o célebre ratinho divide a dança com Gene Kelly. Na programação, também serão exibidos uma série de curtas-metragens de animação brasileiros (Tem um Dragão no Meu Baú, Doce Ballet, Musicaixa, Uma Estrela no Quintal e Pombinha Branca) e o primeiro episódio de Os Simpsons, um marco da cultura pop contemporânea.

O Programa de Alfabetização Audiovisual e 6º Festival Escolar são uma realização da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Secretarias Municipais da Cultura e da Educação, com parceria da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, SindiBancários, Sala Redenção e Sala P. F.  Gastal.





Serviço:
6º Festival Escolar de Cinema
De 06 de maio a 06 de junho
Nas Salas de Cinema PF Gastal, CineBancários e Redenção
Agendamentos através dos telefones 51 3289 8134 / 3289 8132
A partir do dia 07 de abril, de segunda a sexta-feira das 08h30 às 12h e das 14h às 18h.

Um comentário :